Copyright 2018 - Casa Fiz do Mundo - Paróquia São Salvador de Carregosa

A "Casa Fiz do Mundo - São Tomé" é uma Missão Humanitária que um grupo de colaboradores das comunidades católicas de Carregosa, Vila Cova de Perrinho e Chave, da diocese do Porto, têm realizado em São Tomé e Príncipe com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição na cidade de Neves.

Tudo se iniciou no ano de 2007 com a deslocação ao terreno de cinco voluntários e o envio de um contentor de ajuda humanitária. Em 2008 regressámos a S. Tomé, desta vez com 14 voluntários. A prtir desse momento começamos a preparar um novo grupo de voluntários a cada dois anos. No local somos acolhidos na Missão das Irmãs Franciscanas na cidade das Neves, onde temos a base logística do trabalho, o alojamento e a alimentação. Ali é o ponto de partida para todas as acções nas roças, junto das populações mais desprotegidas.Em paralelo organizamos a recolha de bens para enviar num contentor desde alimentação, material escolar, higiene, vestuário, calçado, mobiliário escolar, material de puericultura e demais ofertas das nossas comunidades, empresas e instituições, nos ofereceram para levarmos na Missão.

As Irmãs Franciscanas no terreno, dividem-se em duas estruturas. Uma na cidade de São Tomé e outra na cidade de Neves. Com a nossa colaboração financeira e logística que temos dados, já foi possível implementar uma creche, um jardim de infância e uma escola primária. O lema não é dar por dar, mas sim ensinar. O Projecto de Desenvolvimento Integrado do distrito de Lembá (PDIL), assim se chama o projecto das irmãs em Neves, desenvolvem-se micro-estruturas produtivas e de apoio social, criaram-se mais de 120 postos de trabalho permanentes contribuindo assim para a estruturação e estabilidade económica familiar.

O nosso trabalho abrange a assistência médica directa às zonas mais necessitadas, formação de educadores de infância e lideres, apoio na carpintaria com formação de manutenção de máquinas e ferramentas, formações nas mais diversas áreas como primeiros socorros, higiene pessoal e ambiental, informática e muitas mais, dependendo dos voluntários que seguem para o terreno. Em 2016 levamos 6 jovens santomenses às jornadas mundiais da juventude na Polónia e em 2018 acolhemos durante 2 semanas em Carregosa 9 educadores do "Pimpolho", o jardim de infância do PDIL, que participaram numa formação no centro social de Carregosa.

Temos consciência das necessidades do povo santomense, por isso pretendemos continuar a apoiá-los da forma que nos for possível estando sempre a espreitar por novos desafios.

f t g